Experiencias: Viagem ao Chile – Vale do Maipo

Fala Galera! Conforme falado no post anterior (clique aqui para conferir) vamos agora falar da nossa segunda visita, que ocorreu no Vale do Maipo.

Segunda Parada – Vale do Maipo

O Vale mais clássico e conhecido do Chile, é definido em termos topográficos pelos vinhedos situados ao pé dos Andes e pelos localizados nos planos do ocidente. Muitas das vinícolas mais importantes têm base nesse vale, onde provêm os grandes Cabernet Sauvignon do país.

O Setor mais próximo à Cordilheira dos Andes é conhecido como Alto Maipo. Ele é dividido em dois grupos: um que enfrenta a quebrada do Macul e outro que se localiza nas duas margens do rio Maipo, na região de Puente Alto, Pirque e Buin. Em regiões como Pirque, a influencia das Cordilheiras acaba sendo maior e muitas vezes as brisas que da cordilheira impedem que cepas de ciclos longos de maturação concentrem açúcar suficiente nos cachos.

No Maipo Médio, com áreas como Ilha de Maipo e Talagante, situa-se a oeste com planos bem irrigados e solos pedregosos. Nessa região também encontram-se excelentes tintos à base de Cabernet Sauvignon e Carménère.

Já no Maipo da Costa, a influencia do oceano já pode ser sentida. Apesar de ser a região com menos vinhedos, já existem projetos sendo tocados por Tres Palacios, Chocalán e Ventisqueiro.

Visita – Concha y Toro

A Vinícola Concha y Toro foi criada por Don Melchor de Concha y Toro em 1883, um empreendedor já de família rica e conhecida. Sua esposa herdou terras próximas à cordilheira e lá ele começou a plantar as mudas que trouxe de Bordeaux. ⠀ ⠀

Casa Principal e lago

Além das belíssimas paisagens, foi ali iniciou a lenda criada Don Melchor para se livrar dos ladrões que roubavam a sua adega (tem vídeo no IGTV, quem nao viu pode ir lá pra ver!). Ali era guardado o seu melhor vinho e assim que os roubos foram conhecidos, Don Melchor espalhou a todos ao redor da vinícola que o próprio Diabo visitava constantemente a adega para degustar seus vinhos. Nasceu assim o Casillero del Diablo. ⠀ ⠀

Adega Casillero del Diablo
Marques de Casa Concha 2017.
Violáceo. Aromas de frutas negras, baunilha, especiarias doces. Na boca é seco, acidez media, corpo médio, taninos marcados. Notas frutadas, groselha nengra. 90/100

Espero que tenham gostado! Logo em breve espero compartilhar sobre a Winesa 2019! Esse ano, com direito a visita a ao Vale dos Vinhedos! Saúde!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta