Matéria: Vale do São Francisco – Indicação Geográfica para vinhos tropicais

Conhecido pelos vinhos tropicais, o Vale do São Francisco recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel espumante.

A região do Vale do São Francisco recebeu Indicação Geográfica (IG), na modalidade de Indicação de Procedência (IP), para vinhos fino, nobres, espumantes naturais e moscatel. O reconhecimento foi publicado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e engloba a produção de cinco municípios: Lagoa Grande (PE), Petrolina (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE), Casa Nova (BA) e Curaçá (BA).

De acordo com o Ministério, o Vale do São Francisco é a primeira região de vinhos tropicais do mundo, com padrões de exigência na produção tão elevados quanto aqueles observados em IGs da União Europeia. Em nota, o Mapa indica que o processo de reconhecimento desses produtos foi um trabalho conjunto de produtores, universidades e instituições públicas de pesquisa.

Nesta IG em questão, destaca-se a contribuição da Embrapa Uva e Vinho na condução dos estudos técnicos. Junto com outras instituições parceiras, foi elaborado o dossiê que fez parte do pedido de registro junto ao INPI. Por sua vez, o Mapa, através da sua Coordenação de Indicação Geográfica, foi responsável pela emissão do Instrumento Oficial de Delimitação da IG. Esse documento atesta a coerência e conformidade da área territorial da IG para fins deste registro.

Segundo Jorge Tonietto, pesquisador da Embrapa, com a IG, os vinhos do Vale do São Francisco terão a possibilidade de ampliar a sua diferenciação advinda de sua origem e qualidade além de poder mostrar aos consumidores finais a existência de vinhos genuínos e típicos da região semiárida. A expectativa é que o reconhecimento pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) traga visibilidade e notoriedade à região dentro dos mercados nacional e internacional. Além disso, ele vê a mudança como uma oportunidade para crescerem os investimentos nesses municípios, de forma a ampliar a capacidade competitiva das produções.

Produção de vinho no Vale

A produção agrícola no Vale do São Francisco começou a se desenvolver a partir da década de 1960. A irrigação permitiu com que as terras da região da caatinga – até então, consideradas improdutivas – se tornassem áreas verdes. As videiras estão ligadas diretamente ao Rio São Francisco.

Pelos atributos geográficos do espaço, as vinícolas do Vale apresentam uma características únicas, como a possibilidade de colheitas sucessivas ao longo do ano, que geram vinhos originais. A comercialização das bebidas tropicais começou na década de 1980, de acordo com documentos encaminhados ao INPI. Atualmente, toda a área delimitada da IP Vale do São Francisco destina-se integralmente à produção dos vinhos. E, segundo o Mapa, a maioria dos produtores tem em vinícolas próprias.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta