Experiencias: Viagem ao Chile – Vale de Casablanca

Fala Galera! Em Julho de 2019 fizemos uma curta viagem ao Chile. Diferente de 2013, quando o objetivo era o de visitar algumas regiões vinícolas, essa teve o propósito de levar nosso pequeno para conhecer a neve! Contudo, acabamos conseguindo encaixar no caminho de alguns passeios, a visita em três vinícolas, que compartilho com vocês! Nesse primeiro Post falarei da região de Casablanca e no próximo, do Maipo.

Primeira Parada – Vale de Casablanca

Influenciado pelo Oceano Pacífico e especialmente pela fria corrente de Humboldt, esse vale está situado no meio das Cordilheira da Costa, mas em um setor de baixa altitude, o que permite receber a influencia do mar transformada em frias brisas

Até muito pouco tempo, Casablanca era um lugar de leiteiras e massagens para vacas. Porém, em 1982, o viticultor Pablo Morandé, inspirado na semelhança da região com Carneros, na Califórnia, iniciou a plantação de 20 ha de Chardonnay, Riesling e Sauvignon. Mesmo com o exemplo de Morandé, até 1989 havia apenas 90 ha plantados. Apenas na decada de 90 ocorreu o boom em Casablanca e atualmente existe cerda de 4500 ha de plantações.

Um problema encontrado na região são as geadas. Ocorrem em noites limpas e tranquilas pelo seguinte fato: As nuvens ou as neblinas absorvem o calor acumulado no solo e na casaca das plantas durante o dia. Na ausência desses fatores, o calor escapa e o ar esfria, provocando a geada, responsável por queimar a vegetação. EM Casablanca os viticultores se utilizam de técnicas como hélices de combustão, helicópteros e em alguns casos irrigação por aspersão.

A neblina que vem do Pacífico é outro fator relevante. Apesar de manter as vinhas mais frescas no período matinal, os produtores devem ficar atentos para manter a folhagem podada, permitindo o contato das uvas com o sol e bem ventiladas. Isso evita que a maturação se retarde demais e que surjam doenças causadas por fungos.

Visita – Casas del Bosque

O Casas del Bosque está localizado a 70 km de Santiago, capital do Chile, e a 30 km do porto de Valparaíso (Patrimônio Mundial da UNESCO). Em 1993, os descendentes italianos da família Cúneo estabeleceram a vinícola no Vale de Casablanca, um dos lugares mais legais da região. Os grandes e velhos pinheiros e oliveiras e pequenas casas brancas de adobe definiam o nome de “Casas del Bosque”.

Atualmente a vinícola possui 235 hectares plantados, dedicados exclusivamente à produção de variedades de clima fresco como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir e Syrah. Cabernet Sauvignon e Carménère são provenientes dos vales de Maipo, Colchagua e Chachapoal.

Hoje Casas del Bosque produz 1,2 milhão de garrafas de vinho por ano, todas feitas de uvas cultivadas na propriedade Casas del Bosque. É exportado os 80% dos vinhos para mais de 50 países ao redor do mundo. Os outros 20% estão distribuídos em todo o Chile.

Um dos maiores pontos fortes da Casa del Bosque é o solo. Nas colinas, compósitos de argila vermelha de origem vulcânica estão no topo de camadas de granito decomposto, formadas há 110 milhões de anos, sob o Oceano Pacífico. Este solo confere aos nossos vinhos o sabor característico do sal marinho.

Hoje Casas del Bosque é uma das vinícolas mais importantes de Casablanca. Ganhou grande prestígio ao longo dos anos e, em 2010, tornou-se o melhor vinhedo a visitar no Chile, de acordo com o The Winery Guide, Brasil. A revista canadense Wine Access escolheu o restaurante Tanino como uma das melhores gastronomias. Em 2013 e 2014, o prestigioso International Wine & Spirits CompetitiVion (IWSC) escolheu a vinícola como o “Produtor de Vinho Chileno do Ano”.

Vinho Casa del bosque Chardonnay
Amarelo palha. Aromas frutas brancas, baunilha, amanteigado, banana. Seco, acidez media, corpo médio. Notas frutas brancas, baunilha, amanteigado, caramelado. 90 /100

Visita -Vinã Indomita

Em 2006, o grupo familiar Bethia, um dos maiores conglomerados empresariais do Chile, iniciou sua jornada no mundo do vinho com a aquisição da Viña Indómita, iniciando assim um estágio de crescimento e investimento.⠀ ⠀

Para garantir a qualidade de sua produção e sua oferta enológica, a Indómita possui um total de 1.400 hectares de vinhedos distribuídos em prestigiadas regiões vinícolas do Chile, como os vales de Casablanca, Maipo e Biobío.⠀ ⠀

Vinho Millantu 2017.
Apresenta Coloração rubi com reflexos violáceos. Aromas que remetem a frutas vermelhas, canela, baunilha, caramelo, floral. Na boca é seco, com boa acidez, encorpado, taninos macios. Notas frutadas e de especiarias doces. 91/100

Espero que tenham gostado e se liguem no próximo post, que falaremos um pouquinho sobre o Maipo! Saúde!⠀

Please follow and like us:

Deixe uma resposta