Experiência: Vales da uva Goethe – Wine South America 2018 (parte 4)

Fala Galera! Conforme falei no post passado (confira aqui) continuarei compartilhando as experiências da Wine South America 2018. Hoje é dia de falar sobre os Vales da uva Goethe, em Santa Catarina!

Havia sido convidado para participar da Masterclass que ocorreu no sábado, coma sommelier Sonia Denicol, porém iria retornar ao Rio na sexta feira. Sendo assim, fui conhecer o stand e os produtos. Degustamos uma grande variedade de vinhos e espumantes e pudemos conhecer um pouco mais sobre a região!

No território Vales da Uva Goethe, são produzidos vinhos brancos, frisantes e espumantes. Esta área é detentora da primeira e única Indicação de Procedência (IP) do setor vinícola catarinense. Abaixo, colocarei um pouco sobre a região e  a uva, na sequencia apresentarei alguns dos vinhos degustados.

Vales da Uva Goethe

História:

A história da produção vinífera na região de Urussanga se confunde com a história da imigração italiana no final do século XIX. Colonizada por italianos a partir de 1877, a região conheceu a cultura da videira desde o mesmo período.
Com as primeiras colheitas teve início também a produção de vinho. A produção de vinho nas colônias era desenvolvida por praticamente todas as famílias, cada uma produzindo para seu próprio consumo.
A uva Goethe chegou à Urussanga trazida pelo regente do consulado italiano, Giuseppe Caruso Mac Donald no final do seculo XIX.
Esta uva adaptou-se bem as condições climáticas e aos solos locais sendo amplamente difundida entre os colonos, tornando-se assim a uva mais típica.
O vinho elaborado a partir dela apresentava características peculiares que o diferenciavam dos outros vinhos ali produzidos, sendo o mais apreciado pela população e marcando fortemente sua história.
Goethe foi a uva que os italianos mais se identificaram, pois os vinhos produzidos por ela lembravam os exemplares que eles degustavam em sua terra natal.

Uva Goethe e sua tipicidade:

A Uva Goethe, também chamada Rogers 1, é um híbrido de uvas européias (87% de Moscato de Hamburgo, Moscato de Alexandria e Schiava Grossa) e americanas (13%) com alta resistência fitossanitária. Foi desenvolvida nos EUA por E. S. Rogers no século XIX e em 1862 já aparecia em catálogos de plantas.
Esta uva se adaptou bem às condições climáticas e aos solos locais e foi amplamente difundida entre os colonos. É uma imagem viva nas memórias da comunidade as plantações de uvas Goethe, que se espalhavam por toda a região.  O aroma das videiras floridas e mais tarde dos frutos maduros são sentidos até mesmo em áreas centrais.  A uva Goethe se tornou a uva mais típica, apresentando características específicas que a diferenciam das demais variedades cultivadas na região.

ProGoethe e Vales da Uva Goethe:

A união entre a tradição vitivinícola da região de Urussanga e a uva Goethe permitiu a produção de vinhos típicos com identidade própria. A trajetória secular dos vinhos Goethe entrou em uma nova fase em 2005, com a fundação da associação dos produtores da uva e vinho Goethe: PROGOETHE. Essa associação reúne os produtores com o propósito de levar os vinhos Goethe da região à excelência.
Com o apoio de várias entidades como Sebrae, Epagri e Universidade Federal de Santa Catarina, a PROGOETHE conquistou em 2011, a primeira Indicação de Procedência (IP) do estado de Santa Catarina. Esse título constata cientificamente que o vinho produzido na região delimitada geograficamente do Vales da Uva Goethe, é um vinho típico e único apresentando características enológicas, históricas e culturais que o diferenciam dos demais.

Os Vinhos

Agora vamos a melhor parte!! 🙂 Abaixo vou colocar alguns dos exemplares que degustamos: três espumantes (Brut, Demi Sec e Rose) e dois vinhos tranquilos !!!

 

   

Terrara Brut – Vigna Mazon

Cor: Amarelo pálido.

Aromas: Frutas brancas, brioche.

Gustativo: Seco, acidez média, corpo leve para médio. Notas frutadas e de panificação. 

Minha Avaliação: 88/100

 

Rosé Espumante Brut – Casa Del Nonno

Cor: Cobreada.

Aromas: Frutas vermelhas, panificação.

Gustativo: Seco, acidez média para alta, corpo médio. Notas frutas vermelhas, panificação. Perlage fina e boa cremosidade.

Minha Avaliação: 90/100

 

 

Terrara Demi Sec – Casa Del Nonno

Cor: Amarelo pálido.

Aromas: Fermentação, pão doce.

Gustativo: Doce, acidez alta, corpo médio. Notas frutadas e de fermentação.

Minha Avaliação: 90/100

Goethe Seco Don Valdemar 2018 – Vinícola De Noni

Cor: Amarelo pálido.

Aromas: Lichia, floral.

Gustativo: Seco, acidez média, corpo leve. Notas de lichia e florais.

Minha Avaliação: 87/100

Nobile 2017 – Casa Del Nonno

Cor: Branco papel.

Aromas: Aromas cítrico e notas abaunilhadas.

Gustativo: Seco, acidez média, corpo médio. Notas cítricas e de baunilha.

Minha Avaliação: 88/100

Espero que tenham gostado e aguardo vocês para continuar dividindo essa experiência! No próximo post, falarei sobre os espumantes da região de Pinto Bandeira – RS! Saúde!
Fonte: Site Vales da uva  Goethe
Please follow and like us:

Deixe uma resposta