Experiência: Vinhos do Vêneto – Wine South America 2018 (parte 3)

Fala Galera! Conforme falei no post passado (confira aqui) continuarei compartilhando as experiências da Wine South America 2018. Hoje é dia de falar sobre uma degustação dirigida no stand do Vêneto (Vini Veneti DOC).

Logo que chegamos, fomos recebidos pelo Paulo Renato (Barrinhas importadora), gente boníssima, que nos acompanhou na palestra. Degustamos quatro rótulos e pudemos conhecer um pouco mais sobre a região!

O Vêneto

A cultura vinícola de Veneto está enraizada em uma tradição de dois mil anos de idade. Numerosas fontes históricas confirmam que o cultivo de videiras encontrou terreno fértil aqui nos tempos romanos, prosperando graças à variedade de características geomorfológicas que caracterizam as paisagens contrastantes desta região.

Na Itália, o Veneto é o líder na produção de vinho, à frente da Apúlia (Púglia) e da Sicília, respondendo por 20 por cento dos vinhos DOC italianos. Seu propósito está enraizado na tradição e fortalece anualmente graças a uma busca contínua pela qualidade, da vinha à mesa.

Uma diversidade expressa em microclimas únicos, como o que fica a poucas centenas de metros das margens do Lago de Garda e nas colinas de Valdobbiadene, solos vulcânicos nos Colli Euganei e solos aluviais no leste de Veneto. As condições climáticas e paisagísticas altamente variadas são o segredo para a surpreendente variedade de vinhos oferecidos por este Vêneto, cuja longa experiência das principais práticas enológicas resultou em produtos tão exclusivos como Amarone, Prosecco e Recioto, para mencionar apenas alguns. Sua vocação natural de vinificação, combinada com uma tradição consolidada e refinada ao longo dos séculos, rendeu ao Veneto uma série de sucessos e reconhecimentos internacionais.

Números do Vêneto

Os vinhedos cobrem quase 80.000 hectares, produzindo quase 8,5 milhões de hectolitros de vinho, dos quais 4 milhões das áreas DOC e DOCG. Esses números ilustram as dimensões da indústria vinícola de Veneto. Uma herança compartilhada por milhares de vinícolas que requer proteção adequada.

Enólogos perceberam isso décadas atrás quando fundaram os primeiros consórcios para proteger a origem, características únicas e nomes de seus vinhos. Hoje existem 21 Consórcios servindo 24 denominações, garantindo que as características e técnicas de produção a que os vinhos de Veneto devem seu sucesso sejam respeitadas.

Os regulamentos do Consórcio destinam-se a garantir que os vinhos provêm das zonas declaradas, que são produzidos com as uvas especificadas, nas proporções estabelecidas, utilizando métodos tradicionais e técnicas adequadas de envelhecimento. Verifica as quantidades produzidas nas vinhas e adegas, bem como monitoriza a fase de vendas. A presença das marcas do Consórcio em garrafas representa uma garantia de qualidade para os consumidores.

Os Vinhos

Buscou-se na degustação, explorar a diversidade que a região pode oferecer: espumantes, uvas internacionais, uvas italiana e praticas enológicas regionais de vinificação:

 

Prosecco Villa Sandi

Cor: Branco papel.

Aromas: Frutas cítricas, floral.

Gustativo: Seco, acidez média para alta, corpo leve. Notas cítricas e florais.

Minha Avaliação: 89/100

 

Pinot Grigio Zonin 2016

Cor: Branco papel.

Aromas: frutas cíticas, mineral e floral.

Gustativo: Seco, acidez média para alta, corpo leve. Notas de frutas cítricas.

Minha Avaliação: 87/100

 

Vespaiolo Maculan 2016

Cor: Amarelo palha.

Aromas: Frutas secas, ervas aromáticas, toques florais.

Gustativo: Seco, acidez média, corpo médio. Notas  de frutas secas, damasco.

Minha Avaliação: 87/100

 

Valpolicella Ripasso 2014

Cor: Rubi com tons granada.

Aromas: Frutas vermelhas, cassis, amarena.

Gustativo: Seco, acidez média, corpo médio, taninos macios. Notas de cassis e de ervas.

Minha Avaliação: 90/100

 

Espero que tenham gostado e aguardo vocês para continuar dividindo essa experiência! No próximo post, falarei sobre os Vales da uva Goethe região de Santa Catarina! Saúde!

Fonte: Unione Comsorzi Vini Veneti D.O.C

Please follow and like us:

Deixe uma resposta