Fala Galera! Conforme falei no post passado (confira aqui) continuarei compartilhando as experiências da Wine South America 2018. Hoje é dia de falar sobre os Vinhos de Pinto Bandeira – RS!
Assim que vimos o stand de espumantes de Pinto Bandeira, fomos nos inscrever para a degustação. Eles montaram um ambiente bem agradável, em forma de balcão, que nos permitia sentar e prestar atenção nas explicações dadas pela enóloga Juliana Rossatto.
Apesar da IP Pinto Bandeira produzir vinhos brancos, tintos e espumantes a degustação guiada nos apresentou 5 estilos de espumantes. Todos os espumantes degustados já estão obedecendo as premissas para a futura D.O. (Denominação de Origem) que se pretende alcançar na região:
- Condução em espaldeira para as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico;
- Vinhedos a partir de 520 metros de altitude;
- Segunda fermentação em garrafa, por no mínimo 12 meses;
- Aprovação do conselho regulador.
Abaixo, colocarei um pouco sobre a região a Indicação de Procedencia (IP), na sequencia apresentarei os espumantes degustados.
HISTÓRICO
A chegada dos imigrantes italianos à Pinto Bandeira data de 1876. Agricultores, logo iniciaram o plantio para subsistência, cultivando milho, trigo, batata, frutas e hortaliças, com destaque para a cultura da videira, elemento fundamental de sua identidade. Em 1880, segundo informações, já se elaboravam de forma artesanal nos porões das casas, vinhos para consumo da família.
A viticultura se expandiu e, na década de 1930, a organização de cooperativas tornou possível a instalação de uma filial da Companhia Vinícola Riograndense, que muito contribuiu para a disseminação de variedades de uvas para vinhos finos.
Nas décadas seguintes foram instaladas mais vinícolas, que hoje formam a Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira – Asprovinho: em 1965 a Cooperativa Vitivinícola Pompéia; em 1976 a Vinícola Geisse; em 1978 o Centro Tecnológico da Cooperativa Aurora (fundada em 1931); em 1984 a Vinícola Don Giovanni; em 1997 a Vinícola Valmarino e, em 2008 a Vinícola Terraças.
INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA
Os vinhos Pinto Bandeira refletem as características da geografia e do saber-fazer local. O espumante fino tem cor palha claro, aroma fino, cítrico, com toque de tostado. O paladar é equilibrado, nítido, de acidez refrescante; boa complexidade de sabor e média persistência.
A Indicação de Procedência Pinto Bandeira traz o Regulamento de Uso da Indicação de Procedência (IP) Pinto Bandeira e as Normas de Controle que estão sob a tutela do Conselho Regulador da ASPROVINHO.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E CONTROLES
Produtos e Variedades Autorizados
Vinho Espumante Fino – exclusivamente pelo método tradicional:
- Chardonnay, Pinot Noir, Riesling Itálico, Viognier.
Padrões de Identidade e Qualidade dos Produtos
– Vinhos elaborados exclusivamente com as variedades autorizadas;
– Origem da uva procedendo da Área Geográfica Delimitada;
– Vinhedos com controle de produtividade;
– Padrões diferenciais de maturação das uvas para vinificação;
– Elaboração, engarrafamento e envelhecimento na Área Geográfica Delimitada;
– Rigorosos padrões de qualidade química;
– Padrões de qualidade sensorial dos vinhos 85 a 100%;
– Normas de rotulagem.
Normas de Controle
– Cadastro dos Vinhedos;
– Cadastro das Vinícolas;
– Declaração de colheita e de produtos elaborados;
– Análises químicas diferencias dos vinhos;
– 100% dos vinhos aprovados, às cegas, pela Comissão de Degustação;
– Controle e rastreabilidade dos produtos;
– Selo de controle numerado.
A ÁREA GEOGRÁFICA DELIMITADA
Área Geográfica DelimitadaTotal de 81,38 km²
|
RELEVO
Suavemente ondulado a ondulado, sendo um terço da área delimitada com relevo forte ondulado a montanhoso escarpado; exposição norte predominante.
CLIMA VITÍCOLA
Temperado quente; De noites temperadas; Úmido (Sistema CCM Geovitícola).
GEOLOGIA
Rochas vulcânicas do período Juro-Cretáceo com 131 milhões de anos, formação Serra Geral – Fácies Caxias.
SOLOS
Predominância de Argissolo Bruno Acinzentado, derivados de rochas ácidas.
Os Vinhos
Agora vamos a melhor parte!! 🙂 Abaixo vou colocar os exemplares que degustamos: cinco espumantes (Brut, Extra Brut, Nature e Rose Brut).
Espero que tenham gostado das experiências! Logo em breve, teremos mais informação e dicas desse mundo tão encantador: O mundo dos vinhos! 🙂
Fonte: Asprovinho