Experiência: Degustação vinhos argentinos Altocedro

Fala Galera! Na ultima segunda feira estive no restaurante Don Camillo – Rio de Janeiro para participar da degustação da linha de vinhos argentinos Altocedro a convite do André Valentim (Instagram: @we.wineesperience). Vou compartilhar com vocês as impressões sobre o que pude conhecer!

Iniciando as conversas

Foi um dia bem chuvoso no Rio, e mesmo saindo com bastante antecedência acabei chegando um pouco depois dos demais convidados. Foi muito bom poder chegar e ver que outros amigos queridos estavam presentes no evento.

Para “limpar” o paladar, iniciamos a noite com um Prosecco Rose da Bellussi (Thewine.com.br). Essa novidade foi permitida na DOC no ano de 2020, a proposta de alteração das normas foi acatada por unanimidade junto ao Comitê Nacional de Vinhos do Ministério da Agricultura italiano (até então era permita somente a versão branca da bebida).

Para chegar a essa cor, pode ser adicionado até 15% de Pinot Noir vinificado tinto e é esse pequeno toque da uva tinta que proporciona a cor rosada da bebida. Nesse caso temos 90% Glera, 10% Pinot Noir. Logo após entramos na linha a ser degustada.

A Vinícola

Em 1998, a vinícola Altocedro nasceu cercada por 17 cedros e localizada em La Consulta, Valle de Uco e tem como enólogo e proprietário Karim Mussi Saffie, que junto com sua família soma mais de 35 anos nesse ramo.

A Altocedro é um projeto focado em 100% no terroir. Tanto a uva, como a elaboração, educação e fracionamento de seus vinhos, que se realizam na Consulta, zona tradicional e privilegiada do Vale do Uco.

Os vinhos Altocedro têm uma abordagem artesanal repleta de tradição, bom senso e respeito pela fruta e pela terra. A colheita, seleção e moagem das uvas é feita manualmente em caixas plásticas individuais. A fermentação ocorre em pequenos tanques de concreto ou em barris e extração é realizada usando um sistema de gravidade projetado na vinícola há mais de 100 anos.

Fonte: Thewine.com.br

A degustação

Iniciamos com o Rose de Merlot 2020. Um rose bem gastronômico, que a fermentação e maturação em barrica (12 meses com processo de batonnage sur lie) aportou um toque especial sem perder o frescor.

Alto Cedro Merlot Rosé

Em seguida, o Malbec 2019 se apresentou com muita expressão da fruta, mesmo com 30% do vinho passando por barricas francesas.

Altocedro Malbec 2019

Logo após, degustamos o Cabernet Sauvignon 2019 mostrou toda elegância costumeira para a uva, com muitas frutas negras, especiarias toques de caramelo.

Altocedro Cabernet Sauvignon 2019

Na sequencia, o Tempranillo, pra mim, foi uma grata surpresa. Ao contrário dos demais, utilizou barrica americana, o que proporcionou aromas de coco queimado e deram um tom diferente a este vinho.

Altocedro Tempranillo 2017

O Altocedro blend (elaborado com as uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Syrah) mostrou como um enólogo consegue trabalhar, dentro das uvas que tem disponíveis, para encontrar um equilíbrio! Muito macio e redondo.

Altocedro Red Blend 2017

O Reserva Malbec da linha, já trouxe um outro perfil, diferente do primeiro Malbec degustado! As vinhas com mais de 70 anos, proporcionaram um vinho mais pesado com fruta mais madura e notas abaunilhadas.

Reserva Malbec 2018

Por fim, um varietal de Petit Verdot safra 2018. Essa uva, difícil de ser trabalhada sozinha, proporcionou um vinho complexo, que mesmo após 3h de aeração ainda apresentou evolução aromática dentro da taça!

Varietal Petit Verdot 2018

Foi muito bacana ter participado, e além de rever pessoas queridas, conhecer a marca e os vinhos, que são excelentes! Espero que tenham gostado e espero vocês para continuar dividindo essa experiência! Saúde!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta