Matéria: Dia Internacional da Mulher – Quebra De Paradigmas No Mundo Do Vinho

Fala Galera! Em homenagem a todas as mulheres, segue uma pequena matéria elaborada pela Vindame com alguns exemplos de negócios no mundo do vinho, tocados por mulheres!

Cada vez mais mulheres ganham espaço no mercado vitivinicultor. Quando se pensa em grandes produtores de vinho, é comum que a imagem masculina esteja associada. Contudo é perceptível um aumento no número de mulheres no comando de vinícolas e, entre o portfólio exclusivo e
cuidadosamente desenvolvido que a Vindame possui, isso não é diferente. Por isso, ela destaca algumas produtoras que representa no Brasil e que têm mulheres em seu comando.

Uma das mais importantes vinícolas alemãs, Dr. Burklin Wolf, é comandada por Bettina Burklin-von Guradze, que herdou a propriedade do seu pai em 1990. Desde então, Betina vem revitalizando toda a propriedade e tem trazido a produção de Riesling aos tempos modernos, honrando a tradição enquanto utiliza a inovação. Ela criou sistemas e processos pioneiros na viticultura alemã, como é o caso dos métodos biodinâmicos que foram instalados em 2001.

Bettina Burklin-von Guradze

Outro exemplo alemão, a vinícola Kesselstatt é administrada por dois homens e uma mulher. Mas foi a saudosa Annegret Reh-Garrner que construiu a reputação da vinícola. Annegret transformou Kesselstatt em referência do Mosel na Alemanha e no mundo. Seu legado e seus princípios são respeitados até hoje e muito bem defendidos pela nova “cara” da vinícola: a da gerente Michaela Bollig.


Michaela Bollig

Já a vinícola Albino Rocca, no Piemonte, Itália, é comandada pelas três netas do fundador que dá nome à empresa. A mais jovem, Paola, é administradora e enóloga, e suas irmãs, Daniela e Mônica, dividem-se entre funções comerciais e administrativas. Além das mulheres, Carlo é responsávelpela produção e adega. O negócio da família foi crescendo e passando por quatro gerações até se transformar na vinícola que é hoje, referência para o Barbaresco.  

Mônica, Daniela e Paola

Ainda no Piemonte, a vinícola Oddero passou por diversas gerações da família desde o século XVIII e atualmente é comandada por Mariacristina, que, com a ajuda de seus filhos Isabella e Peter, trouxe de volta a elegância típica dos autênticos Barolos, combinando a inovação da enologia com respeito à tradição. Dessa forma, prêmios nacionais e internacionais são sempre conferidos a seus vinhos. 

Mariacristina Oddero

Na Toscana, Anastasia, Alessia e Roberta Mancini são as administradoras da vinícola Buccia Nera. Desde o final do século XIX em mãos da família Mancini, as três mantém a filosofia de produção totalmente orgânica de seus vinhedos, produzindo excelentes Chianti. 


Anastasia, Alessa e Roberta Mancini 

Em comum, além de serem comandadas por mulheres ou terem nela sua referência, pode-se afirmar que essas vinícolas produzem rótulos únicos e de personalidade! Eles podem ser encontrados no endereço físico da VINDAME, em São Paulo, ou ainda online, com entrega para todo o país.

Fonte: New Image + id

Fotos: New Image + id e sites oficiais

Please follow and like us:

Deixe uma resposta