Degustando: Terras de Pias 2014

Fala galera! Vinho interessante para compartilhar!

Vinho Português, da vinícola Monte da Capela.

Nome: Terras de Pias

Uvas: Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet

Safra: 2014

O Terras de Pias é um vinho sem passagem por madeira, elaborado para ser frutado e bebido jovem. 

AS UVAS

Aragones

Nome dado em no Alentejo (Portugal) para a uva ícone da Espanha, a Tempranillo. Também recebe o nome de Tinta Roriz na região do Douro e Dão (também em Portugal). Em bons anos produz vinhos encorpados, escuros e muito aromáticos. Tem aromas finos e delicados, frutados e de pimenta. A casta Aragonês tem alto rendimento e é indispensável para o lote de um bom Vinho do Porto.

Trincadeira

Também conhecida como Tinta Amarela. Uva tinta, usada na produção de vinho do Porto e outros tintos. É difícil de ser cultivada e susceptível ao apodrecimento. Sua colheita tem que ser realizada no tempo correto, pois se for feita de forma antecipada os frutos não tem muitos aromas e se for colhida muito tarde, os frutos tem muitos aromas cozidos e falta acidez.

Alicante Bouschet

Uva tinta, de origem francesa (Languedoc), capaz de proporcionar vinhos intensos de cor. No Alentejo, chegam a existir videiras com mais de 100 anos. Cada vez mais usada para tintos de Norte a Sul de Portugal,  é usada no corte para acrescentar aos vinhos: volume, estrutura, concentração e enorme capacidade de envelhecimento. Como aromas típicos, podemos encontrar: frutos silvestres, cacau, azeitona.

DESCRITIVO

Apresentou coloração rubi com aromas de frutas vermelhas maduras, toques herbáceos e de especiarias doces. Na boca, é seco, com acidez média, corpo médio, taninos finos e notas de frutas maduras. Um vinho de qualidade boa, que harmonizou muito bem com queijo do tipo Gouda.

CUSTO

Pode ser encontrado no site da Rio di Vino entre 50,00 e 60,00 reais

Please follow and like us:

Deixe uma resposta