WSET 3 – Primeiro Dia: E lá vamos nós!

Fala Galera! Ontem iniciei mais um desafio: A certificação Wset nivel 3! Terá duração de 6 dias (sex/ sab/ dom e sab/dom/seg) entre os dia 21/10 e 31/10 aqui no Rio de Janeiro! Mais uma vez, estou cursando com a galera da Enocultura!

Vou aproveitar esse tempinho para dividir com vocês a experiencia de cada dia!


O dia de sexta, começou com as apresentações costumeiras e a parte da manha serviu para conhecermos um pouco da dinâmica do curso e suas avaliações, além de iniciar o balizamento de nossos padrões gustativos para a prova prática.

Na sequencia, degustamos 4 vinhos as cegas, sendo que o ultimo ja foi preenchido em ficha idêntica a que será utilizada no dia da prova, para nos familiarizarmos. Como domingo teremos um simulado teórico, lá saberemos do resultado de hoje. A técnica sistemática de Prova de Vinho da Wset é extensa e abrange quesitos que vão do Aspecto do vinho até a parte de vinho no contexto, na qual temos identificar a região, a provável casta e a categoria de preços: econômico (até R$80,00 a Superior (maior que R$ 251,00).

Na parte da tarde, percorremos a sessão 2 – Produção de vinho. Começamos com um aprofundamento nas espécies e anatomia da videira, e passamos por todo ciclo de vida, produção e vinificação até chegarmos na parte de embalagens e vedantes!

 

Após essa longa jornada, mais 5 vinhos para continuarmos nosso processo de alinhamento sensorial. Passamos por dois Chardonnays do Novo Mundo (Argentina) com climas e métodos de vinificação diferentes (Um de San Juan e outro de Mendoza), um Rose de Bandol (França) e dois Syrahs, sendo um velho Mundo (Croze Hermitage – França) e um novo mundo (Barosa Valley – Austrália).

 

Sábado será um dia de mergulhar nas regiões da França! Voltarei para dar notícias de como as coisas caminham! Até o próximo post! Saúde! 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta