Experiencia: Expovinis 2016 (Parte_1)

Era para chegar as 13h em SP no dia 14/06, porém calculei mal o tempo de BRT (serviço de ônibus rápido no Rio de Janeiro) e o aeroporto. Corri feito um louco pelo saguão (Lembrei do filme “Férias Frustadas!” ) e quando cheguei na porta o avião estava de partida. Lá fui eu pro balcão da companhia procurar o próximo voo. Conclusão: só consegui chegar ao evento as 17:15. Apesar dos pesares, conheci o Sr Otacílio (também perdeu o mesmo voo que eu, pois estávamos no mesmo ônibus) e ao menos uma boa conversa se fez presente na espera. 🙂

Chegando ao evento, peguei minha credencial e fui passear pelos corredores, a fim de reconhecer o ambiente. Tentei fazer alguns contatos com conhecidos que poderiam estar na feira, mas não consegui encontrar ninguém, então iniciei minha jornada pelo stand Vinhos do Brasil.

Após conhecer e degustar alguns vinhos nacionais, que falarei melhor em novo post, me encaminhei para o stand da Eno Cultura e Wine Thinking. Lá falei com as pessoas da escola e participei do workshop com o Master Sommelier  Matt Citriglia. Uma experiência tão bacana que quando me dei conta já era hora de retornar para o hotel.

No segundo dia, o motorista se dirigiu para o pavilhão errado da feira. Acabou dando certo. Na parte frontal estava muito engarrafado e as pessoas estavam levando quase uma hora a mais para chegar. Com isso entrei às 13:15 e pude iniciar a jornada.

Fui direto ao stand de Portugal para encontrar o amigo Tom Meirelles. Ele estava apoiando na representação de uns vinhos portugueses (alguns deles ainda sem importador) e eu fui lá conhecer. As dicas do Tom, não devem ser desperdiçadas! 🙂

Seguindo a sequência recomendada, iniciei pelos brancos. Dentre os degustados, destaco o Quintela 2015 e o Terras de Santo Antônio Encruzado 2015.


Cor: Amarelo pálido.

Aromas: Notas florais, lichia.

Gustativo: Seco, acidez media, corpo leve, notas frutadas.

Nota: 88/100 (SMS)

 

Cor:Amarelo pálido.

Aromas: Notas florais, lichia, leve madeira.

Gustativo: Seco, acidez media  (+), corpo médio. Notas frutadas.

Nota: 90/100 (SMS)

Antes de iniciar os tintos, encontrei a querida amiga Ju Gonçalves, do blog Vou de Vinho. Felizmente ela conseguiu aparecer! Degustamos juntos os tintos, dentre os quais eu destaco o Terras de Santo Antonio Reserva 2012.

 

Cor: Rubi com tons Purpura.

Aromas: Frutas maduras, madeira, especiarias.

Gustativo: Seco, acidez alta, taninos altos, corpo médio (+). Notas frutadas.

Nota: 91/100

Fiquei rodando pela feira, enquanto a Ju participava do julgamento do Wine Blog Hunter (infelizmente não participei). Depois conseguimos uma vaga para a Primeira degustação vertical de Chianti Riserva  no Brasil, conduzida pelo presidente da ABS-SP Arthur Azevedo.

 

Ao término da degustação, rodamos por mais alguns stands. Fui apresentado ao simpático Marian Timofti e seus vinhos da Romenia (bem interessantes!). Ju teve de ir embora e quando pensava que ficaria sozinho, encontrei o amigo Carlos Aguiar Blog  Wine in Rio e sua Esposa Vanda e nos juntamos ao amigo Guilherme (que representa a sommelier school no Rio de Janeiro)

Carlos e Vanda estavam na degustação de vinhos do Sul da Italia, e me indicaram alguns rótulos para degustar. Depois, seguimos juntos para a atração final da noite, cujo tema era: Decanter Magazine – Vencedores América do Sul do DWWA 2016. Conduzida pelo querido Paulo Brammer (jurado da DWWA 2016), degustamos 10 rótulos medalha de ouro às cegas.

 

Depois de um dia cheio, fomos até o Eataly em Vila Nova Conceição para terminar o dia com uma deliciosa Pizza Paulista! 😛

 

Nas próximas postagens, falarei um pouco mais de alguns pedaços já citados acima! Espero que tenham gostado e espero vocês para continuar dividindo essa experiência! Saúde!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta