Matéria: Rio 2016 lança linha de vinhos

A Fala galera! Falarei um pouco do prazer que tive na última quinta-feira! Pude participar do lançamento da linha de vinhos licenciados para as Olimpíadas do Rio! Uma honra poder conhecer pessoalmente Juliano Carraro (Diretor comercial) e Monica Rossetti (Enóloga da vinícola) e poder degustar em primeira mão essa conquista para o vinho nacional e para a vinícola Lídio Carraro.

Os primeiros rótulos que chegarão ao mercado em março são os vinhos tinto (Merlot), branco (Chardonnay) e rosé (Pinot Noir), da linha Faces Rio 2016, nas versões 750mL e baby (187,5mL).

O lançamento dos espumantes brut, moscatel e rosé está previsto para abril. A coleção completa contará ainda com dois lotes exclusivos de linhas Top Premium. Um deles com apenas 6.750 garrafas compondo uma coleção de rótulos para colecionadores e outro lote de um vinho raríssimo de 2.016 garrafas. Os produtos estarão à venda em todo o Brasil e nas lojas oficiais Rio 2016.

 

A abertura da noite ficou por conta de Sylmara Multini, Diretora de Licenciamento e de Varejo da Rio 2016. A apresentação passeou entre a história das Olimpíadas e dos jogos, até o legado que ficará para o Rio de Janeiro.

Em seguida, Juliano Carraro contou um pouco sobre a trajetória da vinícola nos esportes. Nos anos de 2013 e 2014, a Lidio Carraro produziu vinhos com exclusividade para as Copas da Confederação e do Mundo, da FIFA. Também foi a vinícola oficial dos 30 anos da Stock Car, dos Jogos Panamericanos, em 2007 e há dois anos fornece os vinhos da Rio Open Tênis. Agora, em 2016, terá a oportunidade de produzir a linha exclusiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

No bate papo sobre os vinhos, Monica Rossetti explicou o motivo da linha especial do Faces vir varietal e não um corte como costuma ser. Ela explicou que a escolha da Chardonnay na produção dos vinhos brancos, Merlot para os tintos e Pinot Noir nos rosés foi para mostrar todo o potencial que essas uvas produzidas na Serra Gaúcha e em Encruzilhada do Sul alcançam, com o mínimo de intervenção possível, seguindo a filosofia de trabalho da vinícola. Como resultado, nasceram vinhos e espumantes inesquecíveis, assim como os Jogos Olímpicos.

A enóloga deixou claro que a matéria prima é o diferencial de seus vinhos. Mantendo o conceito purista da vinícola, o cultivo das uvas é feito baseado em estudos de solo, microclima, tipo de enxerto, controle de produtividade dentre outros cuidados que permitem extrair o melhor de cada cepa plantada, sem a utilização de barricas de carvalho. Tudo isso para produzir vinhos de alta qualidade que podem proporcionar uma experiência diferenciada.

Agora vamos a melhor parte! As impressões sobre os 5 vinhos degustados na noite!

Faces Chardonnay 2015

 

Coloração: Amarelo com tons esverdeados

Aromas: Pera, Maçã verde, lichia

Gustativo: Seco, acidez media (+), corpo médio, notas cítricas e de lichia

88/100 SM

Faces Pinot Noir Rosé 2015

Coloração: Rosa pessego

Aromas: Rosas, morango

Gustativo: Seco, acidez media (+), corpo leve, notas de frutas vermelhas

87/100 SM

Faces Merlot 2015

Coloração: Rubi

Aromas: Amora, cassis, frutas vermelhas

Gustativo: Seco, acidez media (+), corpo médio, taninos médios (-) e notas de frutas maduras.

88/100 SM

Coletânea 2008 Olimpíadas Rio 2016

 

Uvas do corte: Tempranillo, Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc

Coloração: Rubi escuro

Aromas: Frutas maduras, especiarias, alcaçuz, chocolate, ameixa preta

Gustativo: Seco, acidez media, corpo médio, taninos redondos e notas de frutas e especiarias

91/100 SM

Lídio Carraro Olímpia Tannat 2012

 

Coloração: Rubi escuro com tons púrpura

Aromas: Alcaçuz, chocolate, ameixa preta

Gustativo: Seco, acidez media (+), encorpado, taninos altos e notas de frutas maduras.

Potencial de Guarda: 30 anos

93/100 SM

A experiencia foi maravilhosa, e os vinhos de excelente qualidade! O Brasil ganhou a primeira medalha de Ouro com os produtos licenciados para a Lidio Carraro! 🙂

Que venham os jogos Olimpicos Rio 2016 para nos trazer mais alegrias! Saúde! 

Sobre a Lidio Carraro

A Lidio Carraro é uma vinícola boutique de propriedade familiar, comprometida a elaborar somente vinhos de primeira linha e guiada por uma filosofia purista de ‘mínima intervenção para a máxima expressão dos vinhos’. No ramo da viticultura há mais de cinco gerações, acredita que os grandes vinhos são obtidos através do máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem. Exporta cerca de 30% da sua produção para mais de 20 países e seus vinhos conquistaram importantes reconhecimentos nos últimos anos: Steven Spurrier, da Decanter Magazine, a citou como sua “vinícola favorita do Brasil”, o site Jancis Robinson atribuiu elevadas pontuações (17 a 18 pontos) e a Snooth elegeu como “o vinho do ano” nos USA com 94 pontos. 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta