Experiência: Porto & Douro Wine Tasting 2017 – Rio de Janeiro Parte 1/2

Porto & Douro Wine Tasting 2017

Fala galera! Dia 07/03 participei do Porto & Douro Wine Tasting que aconteceu no Hotel Windsor Florida , Rio de Janeiro. Evento bem organizado e muito interessante, com diversos rótulos já consagrados e muitas novidades. Da mesma forma que no evento dos vinhos do Alentejo de 2016, o horário de 15h as 17h   ficou restrito a mídia e pessoas que trabalham com o vinho. As 17h, foi aberto para o público em geral. Neste post, compartilharei as informações recebidas sobre a região e  vinhos e no próximo (clique aqui para ver), trarei as notas de alguns vinhos degustados

Um território. Duas Denominações de Origem.

Criada a 10 de setembro de 1756, a Região Demarcada do Douro é a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo. Representa hoje duas Denominações de Origem: Porto e Douro.

Os vinhos do Porto e do Douro só podem ser produzidos na Região Demarcada do Douro. O perfil destes vinhos  é o fruto da relação entre a natureza, o trabalho do homem e a cultura.

A garantia de qualidade é conferida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. Este é o organismo responsável pela fiscalização, controle, certificação, promoção e proteção das duas Denominações de Origem.

É através da Inovação dos produtores e do trabalho do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP que a qualidade e a confiança do consumidor é, todos os dias, reforçada.

 

Mapa do Douro
Mapa Região do Douro e suas sub divisões

Há um Vinho do Porto para cada Momento

O vinho do Porto divide-se em quatro estilos, com perfis distintos e características particulares: persistência muito elevada de aroma e sabor, um teor alcoólico elevado, entre 19 e os 22% vol., e grande potencial de envelhecimento.

Afirma-se como um vinho único. A diferença está na sua produção: o mosto não irá fermentar totalmente pois a adição de aguardente vínica interrompe este processo.

Porto Ruby

Encorpado, rico e poderoso, este vinho é envelhecido em grandes cubas a fim de preservar as suas características originais. Vinho de cor vermelha profunda e intensos sabores de amora, cereja e groselha preta. Dentre os Ruby destacam-se os Vintage. São conhecidos pela sua longevidade, são vinhos extraordinários, encorpados e intensos, produzidos com as melhores uvas da vindima de um único e excepcional ano. O envelhecimento em garrafa torna-os mais aveludados e ainda mais complexos.

Porto Tawny

Ricos e complexos, estes vinhos envelhecem em pipas de madeira. O contato com ar permite um envelhecimento mais rápido. Acarreta na evolução das cores, que passam do rubi ao âmbar, e a concentração de aromas e sabores que ganham notas de especiarias, frutos secos e caramelo. Os Tawny com Indicação de Idade são o resultado de um lote de vinhos de vários anos com as características sensoriais de um vinho que envelheceu em madeira durante o tempo indicado no rótulo. Os Tawny Colheita são vinhos de um só ano que envelhecem em madeira por muitas décadas.

Porto Branco

Produzido a partir de castas brancas. Este vinho oferece um mundo de opções com cores que vão do branco pálido ao dourado e sabores extremos. Desde o muito seco ao muito rico e doce. Envelhecidos em madeira, os Brancos com Indicação de Idade e os Colheita Brancos apresentam um perfil elegante com aromas de frutos secos e nuances cítricas.

Porto Rose

Vinho de cor rosada, com boa exuberância aromática e notas de cereja, framboesa e morango. Na boca é suave e agradável. Deve ser apreciado novo, fresco ou com gelo, podendo ainda ser servido em diversos cocktails.

As Denominações de origem da região Demarcada do Douro

Porto & Douro Wine tasting
As Denominações de origem da região Demarcada do Douro

Como falado anteriormente, trarei as notas de alguns vinhos degustados no próximo post! Dúvidas, sugestões, críticas e elogios podem ser deixadas no comentário sou envidas pelo email! São sempre bem vindas e importantes! Saúde!

Fonte: Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto para o Porto & Douro wine tasting Brasil 2017

Please follow and like us:

Deixe uma resposta