Porto & Douro Wine Tasting 2017
Fala galera! Dia 07/03 participei do Porto & Douro Wine Tasting que aconteceu no Hotel Windsor Florida , Rio de Janeiro. Evento bem organizado e muito interessante, com diversos rótulos já consagrados e muitas novidades. Da mesma forma que no evento dos vinhos do Alentejo de 2016, o horário de 15h as 17h ficou restrito a mídia e pessoas que trabalham com o vinho. As 17h, foi aberto para o público em geral. Neste post, compartilharei as informações recebidas sobre a região e vinhos e no próximo (clique aqui para ver), trarei as notas de alguns vinhos degustados
Um território. Duas Denominações de Origem.
Criada a 10 de setembro de 1756, a Região Demarcada do Douro é a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo. Representa hoje duas Denominações de Origem: Porto e Douro.
Os vinhos do Porto e do Douro só podem ser produzidos na Região Demarcada do Douro. O perfil destes vinhos é o fruto da relação entre a natureza, o trabalho do homem e a cultura.
A garantia de qualidade é conferida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. Este é o organismo responsável pela fiscalização, controle, certificação, promoção e proteção das duas Denominações de Origem.
É através da Inovação dos produtores e do trabalho do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP que a qualidade e a confiança do consumidor é, todos os dias, reforçada.
Há um Vinho do Porto para cada Momento
O vinho do Porto divide-se em quatro estilos, com perfis distintos e características particulares: persistência muito elevada de aroma e sabor, um teor alcoólico elevado, entre 19 e os 22% vol., e grande potencial de envelhecimento.
Afirma-se como um vinho único. A diferença está na sua produção: o mosto não irá fermentar totalmente pois a adição de aguardente vínica interrompe este processo.
Porto Ruby
Encorpado, rico e poderoso, este vinho é envelhecido em grandes cubas a fim de preservar as suas características originais. Vinho de cor vermelha profunda e intensos sabores de amora, cereja e groselha preta. Dentre os Ruby destacam-se os Vintage. São conhecidos pela sua longevidade, são vinhos extraordinários, encorpados e intensos, produzidos com as melhores uvas da vindima de um único e excepcional ano. O envelhecimento em garrafa torna-os mais aveludados e ainda mais complexos.
Porto Tawny
Ricos e complexos, estes vinhos envelhecem em pipas de madeira. O contato com ar permite um envelhecimento mais rápido. Acarreta na evolução das cores, que passam do rubi ao âmbar, e a concentração de aromas e sabores que ganham notas de especiarias, frutos secos e caramelo. Os Tawny com Indicação de Idade são o resultado de um lote de vinhos de vários anos com as características sensoriais de um vinho que envelheceu em madeira durante o tempo indicado no rótulo. Os Tawny Colheita são vinhos de um só ano que envelhecem em madeira por muitas décadas.
Porto Branco
Produzido a partir de castas brancas. Este vinho oferece um mundo de opções com cores que vão do branco pálido ao dourado e sabores extremos. Desde o muito seco ao muito rico e doce. Envelhecidos em madeira, os Brancos com Indicação de Idade e os Colheita Brancos apresentam um perfil elegante com aromas de frutos secos e nuances cítricas.
Porto Rose
Vinho de cor rosada, com boa exuberância aromática e notas de cereja, framboesa e morango. Na boca é suave e agradável. Deve ser apreciado novo, fresco ou com gelo, podendo ainda ser servido em diversos cocktails.
As Denominações de origem da região Demarcada do Douro
Como falado anteriormente, trarei as notas de alguns vinhos degustados no próximo post! Dúvidas, sugestões, críticas e elogios podem ser deixadas no comentário sou envidas pelo email! São sempre bem vindas e importantes! Saúde!
Fonte: Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto para o Porto & Douro wine tasting Brasil 2017