Vinhos de Portugal no Rio!

Depois do sucesso da primeira edição do evento, os jornais O GLOBO e PÚBLICO, de Portugal, se unem novamente para realizar o VINHOS DE PORTUGAL NO RIO. De 22 a 24 de maio, produtores de diversas regiões de Portugal e críticos de vinhos brasileiros e portugueses se encontrarão no Jockey Club Brasileiro.

A ViniPortugal em parceria com os jornais Público e O Globo organiza o evento Vinhos de Portugal no Rio. Durante 3 dias os visitantes terão oportunidade de provar vinhos portugueses num espaço de prova inovador, permitindo o contato com produtores portugueses em ambiente informal. Haverá a oportunidade de participar em diversas atividades paralelas desenhadas para o evento, Cursos de Vinhos, Provas Comentadas e Harmonizações para consumidores.

As regiões do Alentejo, Bairrada, Beira Interior, Dão e Lafões, Lisboa, Península de Setúbal, Porto e Douro, Távora-Varosa e Tejo e Vinho Verde estarão representadas por mais de 70 produtores.

O evento será dividido em atividades:

Mercado do Vinho

Um amplo espaço montado na Tribuna C do Jockey reunirá mais de 70 produtores de diversas regiões vinícolas de Portugal. O público poderá fazer degustações diretamente com os produtores e seus representantes. Uma ótima oportunidade para conhecer e conversar com quem faz a fama dos vinhos portugueses. O ingresso dá direito a um período de duas horas, de acordo com a sessão escolhida na hora da compra.

Taça Inteligente

Quem participar do Mercado usará uma Taça Inteligente, projeto da Adegga vencedor do Wine Business Inovation Summit, na Alemanha. A taça possui um chip que registra os produtores visitados e destaca os vinhos provados, mais uma novidade deste ano. As informações serão enviadas para o e-mail cadastrado do visitante. Ao final de cada sessão, as taças serão recolhidas pela produção do evento.

Importante: para receber a Taça Inteligente, é preciso apresentar o ingresso com uma hora de antecedência da sessão comprada.

Provas e Harmonizações

Duas das principais atrações do evento, ambas serão realizadas por renomados críticos de vinhos dos jornais O GLOBO e PÚBLICO e pelo único Master of Wine brasileiro, Dirceu Vianna Júnior. Você terá a chance de descobrir aromas, sabores e possibilidades de harmonizações com grandes especialistas.

Críticos Paticipantes:

Do Globo: Pedro de Mello e Souza, Luciana Fróes (gastronomia).
Do Público: Rui Falcão, Pedro Garcias, Manuel Carvalho, Alexandra Prado Coelho (gastronomia). 
Dirceu Vianna Jr., Master of Wine brasileiro.
Duração: 1h. 30 vagas. Acesso mediante compra de ingresso.
Serão 12 turmas durante o evento.

Cursos de Introdução ao Vinho

Curso da Academia de Vinhos de Portugal, ViniPortugal. Será ministrado por um dos maiores especialistas no assunto e crítico do jornal Público, Rui Falcão. 
Duração: 1h. 30 vagas. Os participantes recebem certificado ao final. Acesso mediante compra de ingresso.
Serão 3 turmas durante o evento, uma em cada dia.

Experiência de Vinhos

Área onde acontecerão degustações de três importantes tipos de vinhos: Vinhos do Porto, Vinhos Verdes e Vinhos da região de Setúbal, todas guiadas pela consultora de vinhos do Rio de Janeiro, Lolô Riccobene. Uma oportunidade de conhecer e apreciar grandes vinhos de regiões produtoras emblemáticas de Portugal.

Serão três sessões diárias, uma para cada região.
Duração: 1h. 50 vagas. Acesso mediante compra de ingresso. Neste ambiente, as pessoas ficam em pé, num clima informal de bate papo com a consultora.

Área de Convivência

Uma das novidades dessa edição, a Área de Convivência terá entrada franca. Além da linda vista do Rio que o Jockey proporciona, o visitante terá um ambiente charmoso e descontraído, com food trucks e uma loja da Deli Delícia com vinhos, doces e algumas comidinhas. Um espaço com a cara da cidade, ideal para um bom papo e uma taça de vinho, é claro.

Recomendação: As palestras da querida Lolô Riccobene!  Consultora de Vinhos, especializada em vinhos pela escola inglesa Wine and Spirits Education Trust, mais conhecida como WSET .  Pessoa muito agradável, que certamente proporcionará bons momentos de conhecimento! 🙂

Os ingressos ja estão a venda em www.ingressocerto.com

Veja mais informações na página EVENTOS do blog e fique por dentro do calendário de eventos!

Fonte: http://oglobo.globo.com/projetos/vinhosdeportugalnorio

Please follow and like us:

Deixe uma resposta