As ondas sonoras da música ajudam a melhorar a maturação do vinho nas barricas e ainda influenciam na experiência de degustação
A Luiz Argenta Vinhos Finos, localizada na região dos Altos Montes da Serra Gaúcha, acrescenta um elemento especial na maturação dos vinhos enquanto descansam nas barricas: a música. A trilha sonora que acompanha o amadurecimento das bebidas é embalada pela Bossa Nova e possui músicos favoritos como Tom Jobim.
A vinícola afirma que a vibração e a frequência da música são capazes alterar a molécula do vinho, melhorando sua qualidade. “Com o som na cave, há a circulação de ondas sonoras pelos poros das barricas e das roscas, os quais também passam o oxigênio que faz a micro-oxigenação. Essas ondas sonoras, de forma bem delicada, fazem com que haja uma leve movimentação do vinho na barrica, fazendo com que resulte uma mais homogênea maturação estagiando na barrica”, explica o Enólogo da empesa, Rudinei Pauletti.
A escolha pelo gênero musical é uma iniciativa da vinícola que busca valorizar a cultura brasileira, mas que também se baseia no efeito causado à bebida. “A música deve ser lenta, com uma sonoridade elegante, alegre, não tão exagerada. A escolha por bossa nova é para valorizar a música nacional, além de ser uma excelente música para ouvir, principalmente degustando bons vinhos”, esclarece.
Além da música auxiliar na maturação do produto, o Enólogo também afirma que a reprodução musical é aliada a uma qualificada experiência de degustação dos produtos. “Vários turistas fazem degustação na cave e é comprovado que degustar um vinho ao som de uma música agradável, melhora a percepção e gustativa e olfativa do produto”, aponta o profissional.
Esta influência mencionada por Pauletti foi comprovada em um estudo do professor de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, Charles Spence, que conclui que as pessoas podem obter 15% mais de satisfação com seus vinhos se beberem e escutarem simultaneamente o tipo de música adequado.
Quem quiser conhecer e provar os vinhos que escutam música, pode agendar a tour com degustação no site da vinícola Luiz Argenta. Durante a visita é possível admirar a beleza dos vinhedos e conhecer melhor o processo de elaboração dos rótulos da vinícola.
Região dos Altos Montes – Localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de uvas e vinhos do país, chegando 80 milhões de quilos de uva e 45 milhões de litros de vinho numa só safra. Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por doze vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon.
Fonte: Usina de Notícias