Tinto Chileno da Uva Carmènére , safra 2012. No mercado brasileiro também encontramos a safra 2010 que foi muito bem conceituada por críticos. (88 WS / 87 RP / 90 DS)*.
Esse vinho tem uma história muito interessante por trás do nome. A linha secreto (que também possui vinhos de outras uvas) possui esse nome pois possui 85% da uva de rótulo na sua composição e 15% de um blend “secreto”. Alguns dizem que são outras uvas e escutei rescentemente de um amigo que poderia ser 15% da própria Carmènére, porem de um terroir diferente (outro local de plantação com outro tipo de clima, solo, etc o que daria caracteristicas diferenciada nas uvas).
Um vinho muito macio e facil de beber.
A UVA
Carménère
A uva carménère foi uma das mais cultivadas no início do século XIX, na região do Médoc e em Graves, Bordeaux. Pensava-se que a filoxera (praga que dizimou quase todos os vinhedos da Europa em 1860) havia extinguido esta variedade, porém em 1994 ela foi redescoberta no Chile. Ela era confundida com a uva Merlot, porém algumas uvas amadureciam mais tarde que outras e esse fato levou a pesquisas que demostraram que se tratava da antiga uva bordalesa considerada extinta.
Apesar de ter sido levada por engano (já que acreditavam se tratar da Merlot), a uva se adaptou muito bem ao clima e ao solo chileno e passou a ser considerada a uva emblemática deste país.
Alguns aromas: frutas vermelhas maduras, terra úmida, especiarias e notas vegetais (principalmente pimentão verde nas uvas colhidas antes do ponto de amadurecimento)
DESCRITIVO
Apresentou coloração rubi com tons violáceos. Aromas de frutas vermelhas, pimentão verde e especiarias doces. Na boca é seco, com acidez media, tanino e corpo medio. Sabor frutado e muito bem balanceado proporciona um final médio e é de boa qualidade.
CUSTO
Entre R$ 71,00 e R$ 89,00 e pode ser encontrado no site da Wine,
* WS – WINE SPECTATOR
RP – ROBERT PARKER
DS – GUIA DESCORCHADOS