Matéria: VINHOS DO ALENTEJO NO BRASIL – 2016

VINHOS DO ALENTEJO PROMOVEM GRANDES DEGUSTAÇÕES E NOVA EDIÇÃO “O MELHOR SOMMELIER”

São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Vitória

Os Vinhos do Alentejo estão regressando ao Brasil para promoção de grandes degustações dirigidas a formadores de opinião, profissionais da hotelaria e restaurantes e, claro, wine lovers. Nas mesmas quatro cidades onde vão acontecer – São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Vitória – será também realizada nova edição da competição “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”.

Mais de 20 vinícolas alentejanas estarão participando das grandes degustações, apresentando as safras mais recentes e aqueles rótulos bem memoráveis: Adega de Borba, Adega do Monte Branco, Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida, Comenda Grande, Cortes de Cima, Carmim – Reguengos, Encostas de Alqueva, Esporão, Herdade dos Coelheiros, Herdade dos Cotéis, Herdade Grande Wines, Herdade dos Machados/Santos Jorge, Herdade do Rocim, J. Portugal Ramos, José Maria da Fonseca, Monte dos Cabaços, Monte do Pintor, Mouchão, Paulo Laureano, Quinta de Plansel, Roquevale, Sogrape Vinhos e Tiago Cabaço Winery.

Essas grandes degustações serão realizadas sempre das 15h às 20h, com as seguintes datas: 8 de setembro, Porto Alegre (Sheraton Porto Alegre Hotel); 12 de setembro, Rio de Janeiro (Windsor Florida – Copacabana); 15 de setembro, Vitória (Hotel Senac Ilha do Boi); 20 de setembro, São Paulo (Intercontinental São Paulo). Trade e Mídia terão entrada gratuita e horário preferencial de visitação, das 15h às 17h; wine lovers poderão participar das degustações das 17h às 20h, tendo a entrada um valor de R$30,00, pagos no local, e com direito a uma taça.

Inseridas na programação dessas degustações de vinhos alentejanos serão também promovidas, em cada cidade, sessões comentadas pelo crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas: das 16h às 17h, para profissionais e formadores de opinião, o tasting exclusivo “Alentejo: dos vinhos de talha ao novo mundo”, e das 18h às 19h, aberta ao público inscrito, o tasting “Alentejo: diversidade de uvas e de estilos”. As inscrições poderão ser efetuadas online, em http://cadastro.vinhosdoalentejo.pt

“O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”

Também em setembro, os Vinhos do Alentejo iniciam no Brasil a 4ª edição do concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”.

Numa primeira fase, o crítico de vinhos Alexandre Lalas dirige uma sessão de formação na qual explica alguns dos conceitos-chave da região alentejana, incluindo história, terroir, produtores e perfil dos vinhos. Os concorrentes participarão em seguida de numa prova de vinhos alentejanos, culminando com um teste escrito de caráter classificatório. Por cada cidade serão selecionados dois finalistas. Esses são premiados com uma viagem ao Alentejo, onde terão a oportunidade de conhecer a região e contactar com os produtores. Durante a visita decorrerá a prova prática, com o objetivo de apurar o sommelier com mais conhecimentos sobre a região vitivinícola alentejana, as castas e os vinhos.

“O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil” estará promovendo sessões em Porto Alegre (9 de setembro), no Rio de Janeiro (13 de setembro), em Vitória (14 de setembro) e em São Paulo (19 de setembro). As inscrições de profissionais estão praticamente fechadas, devendo ser efetuadas online, em http://cadastro.vinhosdoalentejo.pt. Só serão admitidos a concurso profissionais ligados ao serviço do vinho ou estudantes de escolas de hotelaria e de cursos de sommelier. As inscrições de profissionais a exercer atividade em importadoras estão limitadas a uma inscrição por importador.

De recordar que a anterior edição do concurso sagrou Cláudio Moreira Alves, sommelier do Hotel dos Bretões, Rio de Janeiro, como vencedor.

Esse concurso e as grandes degustações são uma organização da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, com produção EV-Essência do Vinho.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 46,4% em volume e 45% em termos de valor –, segundo dados referentes a 2015 da AC Nielsen. E o Brasil é o segundo principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de garrafas por ano.

Fonte:http://www.vinhosdoalentejo.pt/

Deixe um comentário