Experiencia: Lançamento do vinho Miolo Lote 43 no Rio de Janeiro

 

O Welcome Drink foi harmonizado pelo Miolo Millèsime Brut Safra 2012. Logo em seguida, Adriano contou sobre a história do vinho e da propriedade ( poderá ser lido no final do post) enquanto a entrada começava a ser servida em conjunto com o primeiro vinho.

Entrada: Polenta com Ragú de Galinha d’angola e Foie Gras

Harmonização: Miolo Lote 43 Safra 2012

Cor: Púrpura.

Aromas: Frutas negras, ameixa, floral, especiarias doces, café, toques de chocolate.

Gustativo: Seco, acidez média, corpo médio, taninos redondos. Notas frutadas e florais.

Nota: 94/100 (SMS)

Primeiro Prato: Risotto de Funghi Trufado com farofa de avelã e Tomilho

Harmonização: Miolo Lote 43 Safra 2011 e Miolo Lote 43 Safra 2008 

Safra 2011

Cor: Rubi.

Aromas: frutas negras, mirtilo, especiarias, louro, caramelo.

Gustativo: Seco, acidez média (+), corpo médio (+), taninos altos (-). Notas frutadas e toques de pelica.

Nota: 93/100 (SMS)

Safra 2008

Cor: Rubi.

Aromas: Aromas de ameixa, amora, cassis, violeta.

Gustativo: Seco, acidez alta, corpo médio, taninos médios. Notas pelica e frutas secas.

Nota: 93/100 (SMS)

Prato Principal: Braseado de “Guanciale” de Vitelo ao Vinho Tinto com Gratin de Batata Baroa

Harmonização: Miolo Lote 43 Safra 2005 e Miolo Lote 43 Safra 2004

Safra 2005

Cor: Rubi com unhas violáceas.

Aromas: Pimenta, pimentão, frutas secas, trufa branca, couro.

Gustativo: Seco, acidez média (+), corpo médio (+), taninos médios. Notas de especiarias e louro.

Nota: 95/100 (SMS)

Safra 2004

Cor: Rubi Profundo.

Aromas: Frutas maduras passadas, balsâmico, couro, mentolado.

Gustativo: Seco, acidez média, corpo médio, taninos redondos. Notas herbáceas e de couro.

Nota: 92/100 (SMS)

 

Sobremesa: Mil Folhas de Morango, com creme Ingles ao Pistache

Harmonização: Miolo Cuvée Tradition Demi Sec

 

A história do vinho Miolo Lote 43

Giuseppe Miolo, viticultor da região de Vêneto/Piombino Dese – Padova, veio para o Brasil em 1897 junto com uma leva de imigrantes italianos que se estabeleceram na Serra Gaúcha. Aqui adquiriu um lote de terra de 24 hectares, que trazia em sua escritura o número da parcela denominada Lote 43 da Linha Leopoldina.

O Lote 43 serviu de sustento para a família por várias gerações. Inicialmente cultivado por variedades americanas e híbridas. Na década de 70 teve seu pioneirismo marcado pelo início do cultivo de variedades vitis viníferas trazidas da Europa, com a variedade Merlot. Com os vinhedos plantados em latadas, o Lote 43 contribuiu para a elaboração dos primeiros vinhosfinos brasileiros. A Vinícola Miolo surgiu em 1989 e foi no Lote 43, único lote que a família possuía, onde colhemos as uvas para a primeira produção dos vinhos da Miolo.

Em 1999, a família decidiu prestar uma homenagem ao patriarca Giuseppe Miolo e elaborou seu primeiro vinhoícone com uvas Merlot/Cabernet, que ganhou o nome Miolo Lote 43. Assim, os primeiros dois Lotes 43, safras 1999 e 2002, ainda foram elaborados com vinhedos de latada, plantados na década de 70.

Os vinhedos antigos de latadas do Lote 43, nesse meio tempo, foram arrancados e substituídos por vinhedos modernos, de espaldeira, com mudas certificadas e cultivadas de acordo com as melhores técnicas vitivinícolas mundiais. Hoje o vinhedo conta com 19 hectares plantados com as variedades Merlot e Cabernet Sauvignon.

Mais de 100 anos após a chegada de Giuseppe, os vinhedos da Miolo perfazem um total de mais de 1.000 hectares próprios, todos em espaldeira. O Lote 43 continua sendo o vinhedo que mantém a tradição da família.

O Miolo Lote 43 é elaborado somente em vindimas excepcionais, sempre por meio de um corte de vinho 60% Merlot com vinho 40% Cabernet Sauvignon. Desde 1999, é explorado o conceito francês do cru, um vinhedo especial de onde surge um vinho ícone e singular.

As duas primeiras edições do Miolo Lote 43 são históricas e eternizaram o nosso passado, aquilo que fomos. Tanto o 1999 quanto o 2002 são vinhos de baixa graduação alcoólica, 12.5%, de vinhas conduzidas em latada, hoje extintas, onde a sutileza é a palavra que os define na perfeição. De 2004 até a vindima de 2012 tudo mudou, com modernas práticas de manejo dos vinhedos e dos vinhos, mas o vinho manteve a personalidade elegante, ganhando mais persistência e classe.

O Miolo Lote 43 é um vinho que apresenta características próprias para o envelhecimento e possui estrutura suficiente para suportar muitos anos de garrafa. É envelhecido por cerca de um ano em barricas novas de carvalho francês e americano. Depois de engarrafado, permanece durante mais um ano nas caves subterrâneas da vinícola no Vale dos Vinhedos.

Mais do que um vinho, é uma sincera homenagem à ousadia e à visão de Giuseppe Miolo.

O Vinhedo Lote 43

O Lote Rural nº 43 da linha Leopoldina, hoje Vale dos Vinhedos, com seus 24 hectares, estende-se de sul (570 m de altitude) a norte (480 m) perfazendo um desnível de 90 metros. Apresenta uma paisagem suave a moderada com face inteiramente voltada para o norte

Os solos têm origem das derrames de rochas efusivas basálticas ocorridos a 135 milhões de anos atrás (período Cretáceo Inferior da era Mesozóica), possuem textura média, são bem estruturados, profundos, bem drenados. Originalmente ácidos e de fertilidade média.

Atualmente são 19 hectares cultivados no sistema de condução vertical (espaldeira) e constituídos por mudas certificadas de clones qualitativos das cultivares Merlot e Cabernet Sauvignon.

Espero que tenham gostado e aguardo vocês para continuar dividindo essa experiência! Saúde!

Deixe um comentário