Conhecendo: Vinhos da Borgonha – História, tradição e cultura

Fala Galera! Aqueles que gostam de aproveitar uma boa leitura para aprender um pouco mais sobre o mundo dos vinhos, não pode perder essa oportunidade!

Sexta feira (15/01/2016), no Rio de Janeiro, acontecerá a noite de autógrafos e lançamento do livro Vinhos da Borgonha – História, tradição e cultura‏ de Jean Claude Cara e Ligia Maria Salomão Cara. Uma das maiores autoridades no assunto no Brasil, Jean esmiuça a Borgonha que é uma das regiões vinícolas de maior prestígio do mundo.

 

O livro é dividido em cinco capítulos, passando pelo terroir, pela importância do fator humano na produção dos vinhos, pelos vinhedos e seus produtores. Na sequência, o livro decifra os difíceis rótulos dos vinhos borgonheses, bem como instrui sobre o serviço do vinho, e sobre conservação, degustação e harmonização. Para terminar, o leitor encontra dicas preciosas de turismo e da gastronomia local: roteiros, restaurantes, hotéis, bares e sugestões de vinhos imperdíveis.

Sobre os autores

Jean Claude Cara, franco-brasileiro, consultor de vinhos e gastronomia, trabalhou como chef de cozinha na França, tendo se dedicado inclusive a seu próprio restaurante no Brasil, do qual abriu mão para se concentrar nos vinhos da região da Borgonha. Atualmente morando na região vinícola de Beaune, é considerado um dos maiores especialistas do assunto no Brasil, já tendo formado mais de 700 profissionais e aficionados por vinhos. Além de cursos que ministra no Brasil e também na França, dedica-se a receber os turistas brasileiros que querem conhecer a Borgonha, prestando consultoria por meio de sua empresa, a Relações Brasil Bourgogne (www.brasilbourgogne.fr). No Brasil, produz um vinho de garagem com sua marca – o Eléphant Rouge –, e seu mais novo empreendimento é a Cavisteria (www.cavisteria.com), uma loja de vinhos raros, aberta no centro de Beaune.

Ligia Maria Salomão Cara é brasileira, graduada em Direito e com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após noveanos de trabalho no Banco do Brasil, deixou o emprego para ajudar agerenciar a empresa do pai. Mais tarde, ao lado do marido, Jean Claude Cara, passou a gerir os negócios do casal, enquanto abriam seu próprio restaurante. Além do trabalho no bistrô e na loja, encontrava tempo para auxiliar o marido nos primeiros cursos sobre vinhos. Um ano depois, partiu para uma nova aventura, dessa vez no Velho Continente, e acompanhou Jean Claude numa caminhada pelos vinhedos da Borgonha, para onde se mudaram e onde moram até hoje. De ouvinte atenta, tornou-se seu braço direito e colaboradora no projeto de aproximar o Brasil da Borgonha. Atualmente, também faz traduções do francês para o português, principalmente de textos relacionados a vinhos, gastronomia e turismo.

Abaixo o convite para o evento que acontecerá na Grand Cru Barra, localizada na Av das Américas, 7841 loja 103 (Sun Deck comercial American’s Park), Barra da Tijuca,  das 19 às 22h.

Deixe um comentário