Para os aperitivos iniciais, como patês, frutas secas, nozes, amendoins, amêndoas entre outros, a dica fica com os espumantes Brut, que são refrescantes e acompanham bem petiscos. Este tipo de bebida funciona como um curinga para a harmonização de diversas opções, podendo também ser utilizado para acompanhar possíveis pratos de entrada como saladas, quiches, queijos, etc.
Os tradicionais peru e chester, carnes mais secas, harmonizam bem com tintos leves e com boa acidez como Pinot Noir e Gamay ou brancos como Sauvignon Blanc e Riesling.
Quando a opção de prato principal é o tender ou lombinho de porco, que geralmente são acompanhados por molhos adocicados, recomenda-se o casamento com vinhos tintos jovens e frutados que são bem representados pelas uvas Malbec, Merlot ou Syrah (de preferência com pouca passagem por carvalho).
Caso a escolha seja pelo bacalhau, a melhor combinação fica com os brancos mais encorpados, como os Chardonnays do Novo Mundo. Para aqueles que preferem os tintos, recomenda-se os com taninos leves e boa acidez.
Para sobremesas tradicionais são recomendados vinhos mais adocicados. A rabanada harmoniza bem com vinhos de sobremesa, como um colheita tardia, e com vinhos fortificados como o Porto, que também são indicados para os panetones de chocolate. Os panetones de frutas, por sua vez, vão bem com espumantes demi-sec ou Moscatel.
Lembre-se que a melhor combinação é a que nos agrada! Feliz Natal com muitos vinhos bons!
PS: Texto Originalmente publicado para o site Vivino: Top Listas