Escolhi o sábado para ir visitar o evento. Como havia indicado no post “Vinhos de Portugal no Rio“, me inscrevi na Experiência de Vinhos de Setúbal, com a Lolô Riccobene. Como era esperado, foi um momento maravilhoso de conhecimento e troca de informações. Permeando as conversas, pudemos conhecer três vinhos tintos da região seguidos por dois Moscateis de Setúbal, clássicos.
Encerada a degustação dirigida, e antes do próximo compromisso, uma parada para conhecer o ambiente do lado de fora. Lá estavam os food trucks, a loja de vinhos e algumas outras atividades, tudo muito agradável. Diversas pessoas sentaram-se na grama para curtir o dia agradável enquanto degustavam um vinho ou experimentavam algum aperitivo. Meu almoço foi um feijão português, que por sinal estava muito gostoso!
Além disso, tive o prazer de não só ganhar um livro sobre a região do Dão, como recebê-lo autografado pelo simpático autor, Rui Falcão.
Chegando a hora da entrada, encontrei o querido amigo Luiz Octávio e fomos nos aventurar no Mercado de Vinhos. Lá era possível estar, por períodos de duas horas, conhecendo os 73 produtores vindos de Portugal e provando os respectivos vinhos.
Passamos por diversos produtores, dos quais tínhamos indicações para conhecer. Dentre eles destaco um vinho branco orgânico e biodinâmico, o Encruzado da Casa de Mouraz. Vinho límpido de coloração amarelo palha, com aromas florais, minerais e de pêssego. Muito refrescante e equilibrado! Um belo representante da uva mais nobre da região do Dão, trazido pela importadora Vinhos do Mundo e pode ser encontrado no site da Vinhos Premium. Também visitamos alguns mais tradicionais e conhecidos do público brasileiro, como a Quinta da Bacalhoa.
Uma tarde de sábado agradável, em um evento muito bem organizado!
No Próximo post, dividirei com vocês o que aprendi a respeito da região da Península de Setúbal! Saúde! 🙂