X

Conhecendo: Enólogo, Sommelier ou Enófilo ?!

Enólogo – Profissional responsável pela produção dos vinhos. Atua dentro das vinícolas desde o plantio até a distribuição do produto final. Esse profissional é graduado em enologia e teve a profissão regulamentada, em nosso país, pela Lei Nº 11.476/2007. As decisões pelas quais ele é responsável vão da análise do solo, métodos de irrigação, até a escolha da técnica de vinificação, dos cortes (mistura de uvas) e da momento certo de colocar o vinho no mercado.

Sommelier ou Escanção (português de Portugal) – A palavra sommelier vem do francês e significa “amarrador das cargas”. Em resumo, era o carroceiro dos castelos e palácios, que, por transportar as pipas de vinho e para evitar tentativas de envenenamentos durante o transporte, acabou sendo incumbido de provar seu conteúdo antes que fosse servido aos reis e nobres. Em 2011 a Lei 12.467 regularizou a profissão de Sommelier no Brasil e definiu em seu Art. 1º: “Considera-se sommelier, para efeitos desta Lei, aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas. Segundo a ABS – SP (Associação Brasileira de Sommeliers –SP): “É o profissional responsável pelas bebidas (principalmente, mas não unicamente, vinho) no estabelecimento, que pode ser um restaurante, bar ou um comércio – loja ou importadora de bebidas.”

 Enófilo – Somos nós, os amantes do vinho. Gostamos de nos deliciar com essa bebida maravilhosa e nos deixamos encantar pela imensidão de possibilidades. Anotamos as características, estudamos, emitimos opinião, participamos de grupos de degustação com os amigos, confrarias. Não participamos da criação do vinho, mas apreciamos o produto criado!

Com isso, concluímos que geralmente todo enólogo e todo sommelier são naturalmente enófilos, partindo do pressuposto de que trabalham com aquilo que gostam de fazer. Já os enófilos podem um dia se tornar profissionais na área, mas são livres para curtir os vinhos sem obrigações e compromissos atrelados. 

Saulo Moura da Silva:

This website uses cookies.