Degustando: Espumantes Chandon Brasil

Espumantes Chandon Brasil

Fala Galera! Segunda feira passada, dia 20, aconteceu na ABS-RJ Barra, uma palestra muito interessante com François Hautekeur, enólogo da Chandon Brasil. O frances, que passou pelas casas Moët & Chandon e Veuve Cliquot, está há quatro anos no país, cuidando da filial brasileira.

Durante o bate papo, ele contou um pouco da história da Chandon no Brasil. Fundada em 1973, na cidade de Garibalde, produz em torno de 30% das uvas utilizadas na sua vinificação. Os outros 70% são comprados de produtores locais que vendem com exclusividade suas uvas e recebem todo suporte para manter o mesmo nível de produção.

Também mencionou do pioneirismo da Casa, na plantação, compra e vinificação das mudas de Pinot Noir no país. Outro ponto abordado foi a  descoberta do terroir de Encruzilhada do Sul.

No que diz respeito aos blends utilizados pela Chandon, François nos contou que a utilização da Riesling Italica. Ela melhora a fluidez da bebida, aumentando a facilidade de beber, e aumentando a complexidade aromática. Acaba por cumprir papel similar a Pinot Meniuer no Champagne.  Também mencionou que o Chandon Brut é responsável por 65 % da produção e consome algo em torno de 50 vinhos base diferentes.

Quanto ao método de produção,  utiliza o método Charmat. Após a fermentação, a bebida fica em contato com as borras por quatro meses, em constante movimento. Isto ocorre pelos tanques possuírem uma espécie de hélice que gira durante todo período de contato. Isso aporta complexidade ao mesmo tempo que torna o processo mais rápido. Após o liquor de tirrage, as garrafas ainda descansam por 4 meses, garantindo uma melhor incorporação do açúcar adicionado, com a bebida.

Depois da apresentação, fomos para a parte prática: conhecer a linha de espumantes degustados. Não comentarei sobre o Excellence Brut Rosé, pois a garrafa apresentou um pequeno defeito.  🙂

Reserve Brut

Chandon Brut

Coloração: Amarelo pálido. Perlage fina.

Aromas: aromas de pão, frutas brancas, pera, abacaxi.

Gustativo: Seco, acidez media, corpo médio. Notas de frutas cítricas, toques de mel.

Nota: 90 (SMS)

Reserve Brut Rosé

Chandon Brut Rose

Coloração: Salmão. Perlage fina.

Aromas: Morangos, amora, cereja.

Gustativo: Seco, acidez media, corpo médio. Notas de frutas vermelhas.

Nota: 90 (SMS)

Brut Excellence

Chandon Excellence Brut

Coloração: Amarelo pálido. Perlage fina.

Aromas: aromas de pão torrado, cítricos, café.

Gustativo: Seco, acidez media para alta, corpo médio para encorpado. Notas de frutas cítricas, toques de torrefação.

Nota: 94 (SMS)

Passion

Chandon Passion

Coloração: Casca de Cebola.

Aromas: Pêssego, lichia, floral.

Gustativo: meio doce, acidez media  para alta, corpo médio. Notas de jabuticaba. lichia. Recomenda-se degustar com gelo.

Nota: 88 (SMS)

Riche

Chandon Riche

Coloração: Amarelo dourado. Boa perlage

Aromas: laranja, passas, damasco.

Gustativo: Meio doce, acidez media  para alta, corpo médio. Notas de laranja. Recomenda-se com gelo e fatias de laranja

Nota: 88 (SMS)

Espero que tenham gostado de mais esta experiência! Dúvidas, sugestões, críticas e elogios podem ser deixadas no comentário sou envidas pelo e-mail! São sempre bem vindas e importantes! Saúde!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta