Experiencia: Vinhos do Brasil – Expovinis 2016 (Parte_3)

Que nossos espumantes estão entre os melhores do mundo, todos já sabemos! Mas cada dia que passa a qualidade de nossos vinhos tintos aumenta. Como exemplo, esse ano o Brasil recebeu três medalhas de ouro na DWWA 2016 (mais de 95 pontos).

Pude degustar em torno de 30 amostras nacionais, de 9 vinícolas diferentes. Falarei aqui um pouco de cada uma das vinícolas e do que me chamou atenção (até para não me alongar demais). A ordenação está colocada de maneira aleatória.

Vinhedos CAPOANI

Quando em 1973, Volmir Luis Capoani, plantou as primeiras mudas de videira chardonnay, sendo pioneiro na região, seu filho Noemir Capoani observava e sonhava em montar a vinícola da família. Juntamente com seus filhos, Wilian e Renan, Noemir assume a administração dos vinhedos da família em 2009, após o falecimento do seu pai Volmir. A primeira safra passa a ser elaborada a partir de 2010, dando andamento ao projeto de renovação dos vinhedos e o sonho de construção da própria vinícola.

Tannat 2011

Cor: Violáceo.

Aromas: Frutas maduras, madeira, baunilha, tabaco.

Gustativo: Seco, acidez média, taninos altos, corpo médio (+). Notas frutadas.

Nota: 91/100 (SMS)

Batalha Vinhas e Vinhos

Unindo o idealismo com as características que conferem uma vocação natural de uma região promissora para uma nova vitivinicultura mundial. Buscam a valorização da pequena propriedade, onde não priorizam o volume, mas sim, a qualidade. O privilégio de estarem localizados nas terras onde ocorreu a Batalha do Seival os enche de orgulho e motivação para iniciarem outra história, a revolução do vinho brasileiro. Quase dois séculos depois da Batalha do Seival, neste mesmo local, nasce o vinho Batalha, produzido em condições ideais de clima e solo na região considerada berço dos grandes vinhos do Rio Grande do Sul. Região essa, localizada no paralelo 31º, latitude onde atualmente se encontram os melhores vinhos do novo mundo.

Batalha Merlot 2011

Cor: Rubi.

Aromas: Frutados, baunilha, vegetal.

Gustativo: Seco, acidez média, taninos médios, corpo médio. Notas frutadas e abaunilhadas.

Nota: 89/100 (SMS)

Lídio Carraro

Vinícola inspirada na busca pela identidade e excelência do vinho brasileiro e comprometida a elaborar somente vinhos de Primeira Linha. A Lidio Carraro Vinícola Boutique surgiu no mercado quebrando paradigmas. Com uma filosofia Purista e de resgate à essência e a integridade do vinho, todo o processo da Lidio Carraro é conduzido com o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem. Elaborar vinhos de personalidade única e que traduzam o conceito ‘Vinho Puro’ requer muito conhecimento e sensibilidade.

Quorum 2008

Cor: Rubi com tons granada.

Aromas: Frutas maduras, baunilha, chocolate.

Gustativo: Seco, acidez média (+), taninos médios, corpo médio (+). Notas frutadas, chocolate.

Nota: 93/100 (SMS)

Lucano

A Vinícola Lucano originou-se do trabalho familiar, ao longo de várias gerações do cultivo das videiras e elaboração de bons vinhos na Lucânia ou Basilicata, sul da Itália. A família de Leonardo Lence emigrou para o Brasil em 1960, adquiriu em 1967, uma casa com 756 m² de área, onde se instalou em 1968, hoje sede da Vinicola Lucano,  fundada oficialmente, em 1987, pela família Lence. A Vinícola segue sob orientação de Rocco e Dina que continuam se dedicando à elaboração de seus vinhos.

Lucano Cabernet Sauvignon 2008

Cor: Granada.

Aromas: Frutas maduras, baunilha, vegetal.

Gustativo: Seco, acidez média, taninos médios, corpo médio. Notas frutadas e tostadas.

Nota: 88/100 (SMS)

Gran Legado

Com produção controlada, assegura a qualidade da matéria prima e garante uma elaboração de excelência, conquistando os paladares nos principais concursos nacionais e internacionais. Detentora de grandes prêmios, esbanja sofisticação com a elaboração de espumantes nobres e exclusivos, além de vinhos finos, leves e frutados. Seus vinhedos próprios estão localizados na única região do Brasil com Denominação de Origem de vinhos, o Vale dos Vinhedos.

Native 2014

Cor: Vermelho com tons Purpura.

Aromas: Aromas de carvalho, frutas maduras, ameixa, flores.

Gustativo: Seco, acidez média, taninos médio, corpo médio. Notas amadeiradas.

Nota: 89/100 (SMS)

Forestier Nature

Depois de um longo período fora de mercado, a Grand Legado irá relançar a marca Forestier. Esse já é o rótulo do espumante Nature que ficará sob a marca!

 

Cor: Amarelo Palha.

Aromas: pão torrado, amêndoa, levedura. 

Gustativo: Seco, ac idez média (+),corpo médio. Notas pão torrado e amendoas. Muito boa cremosidade

Nota: 93/100 (SMS)

Pizzato

O patriarca da família proprietária da pizzato vinhas e vinhos, o sr. Plínio pizzato, sempre um apaixonado pela vitivinicultura, vem produzindo uvas desde a adolescência. Inicialmente a produção se dava em conjunto com o pai, na propriedade localizada em monte belo do sul. A partir do final da década de 1960, passou a ser produzido na atual propriedade, localizada no vale dos vinhedos. Em 1998, o antigo sonho do sr. Plínio e família – o de produzir vinhos finos para a comercialização – torna-se realidade a partir de um projeto conjunto com os filhos flavio, flávia, jane e ivo (in memoriam). Naquele ano, a pizzato vinhas e vinhos é constituída juridicamente e materialmente, a partir de investimentos familiares.

Pizzato Alicante Bouschet Reserva 2011

Cor: Rubi com tons Purpura.

Aromas: Madeira, mentolado, terroso, especiarias.

Gustativo: Seco, acidez alta, taninos medios, corpo médio (+). Notas frutadas.

Nota: 90/100 (SMS)

Laurentia

A Laurentia – Vinhedos do Brasil é uma vinícola boutique criada por Gilberto e Leonor Schwartsmann no ano de 1996, em sua bela fazenda na Barra do Ribeiro-RS, situada à cerca de 40 km de Porto Alegre. A partir de 2005, iniciou-se a comercialização dos primeiros produtos, como os tintos Montepulciano e Tempranillo, o branco Chardonnay e os espumantes Brut e Rosé. Mais recentemente, vários outros tipos de vinhos tintos e brancos passaram a ser produzidos, como Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot e Nebiollo.

Laurentia Brut Excellence

Cor: Amarelo pálido.

Aromas: Notas de fermentação, maçã verde.

Gustativo: Seco, acidez média (+), corpo médio. Notas frutas brancas. Boa refrescancia

Nota: 89/100 (SMS)

Rio Sol

Situada no Vale do São Francisco desde 2003, a Vitivinícola Santa Maria, S.A, é a única a produzir vinhos de qualidade internacional na latitude 8º Sul. Situada nas margens do Rio São Francisco, esta fazenda conta com uma área de 200 ha de Vinha em uma área total de 1600 ha. As principais castas plantadas são: Cabernet Sauvignon, Syrah, Aragonês, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Moscato Canelli.

Paralelo 8 2012

Cor: Rubi com tons Purpura.

Aromas: Frutas vermelhas, baunilha, mocca.

Gustativo: Seco, acidez média, taninos médio, corpo médio. Notas frutadas e amadeiradas.

Nota: 90/100 (SMS)

Zanella

A Vinícola Zanella é uma empresa familiar que tem por objetivo a elaboração de vinhos finos e espumantes diferenciados e originais. Os produtos são desenvolvidos sob o conceito de “terroir” da região de Antônio Prado, local de transição entre a tradição da Serra Gaúcha e novo mundo dos Vinhos de Altitude. A principal característica da Vinícola Zanella é a utilização de vinhedos próprios, cultivados em pequenas parcelas e distribuídos de acordo com a adaptação de cada tipo de uva.

Zanella Merlot 2012

Cor: Rubi com tons Purpura.

Aromas: Floral, especiarias doces, frutas vermelhas secas.

Gustativo: Seco, acidez média, taninos médio (+), corpo médio. Notas frutadas e de chocolate.

Nota: 90/100 (SMS)

Espero que tenham gostado e aguardo vocês para continuar dividindo essa experiência! Saúde!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta