Conhecendo: Vinhos da Borgonha – História, tradição e cultura

Fala Galera! Aqueles que gostam de aproveitar uma boa leitura para aprender um pouco mais sobre o mundo dos vinhos, não pode perder essa oportunidade!

Sexta feira (15/01/2016), no Rio de Janeiro, acontecerá a noite de autógrafos e lançamento do livro Vinhos da Borgonha – História, tradição e cultura‏ de Jean Claude Cara e Ligia Maria Salomão Cara. Uma das maiores autoridades no assunto no Brasil, Jean esmiuça a Borgonha que é uma das regiões vinícolas de maior prestígio do mundo.

 

O livro é dividido em cinco capítulos, passando pelo terroir, pela importância do fator humano na produção dos vinhos, pelos vinhedos e seus produtores. Na sequência, o livro decifra os difíceis rótulos dos vinhos borgonheses, bem como instrui sobre o serviço do vinho, e sobre conservação, degustação e harmonização. Para terminar, o leitor encontra dicas preciosas de turismo e da gastronomia local: roteiros, restaurantes, hotéis, bares e sugestões de vinhos imperdíveis.

Sobre os autores

Jean Claude Cara, franco-brasileiro, consultor de vinhos e gastronomia, trabalhou como chef de cozinha na França, tendo se dedicado inclusive a seu próprio restaurante no Brasil, do qual abriu mão para se concentrar nos vinhos da região da Borgonha. Atualmente morando na região vinícola de Beaune, é considerado um dos maiores especialistas do assunto no Brasil, já tendo formado mais de 700 profissionais e aficionados por vinhos. Além de cursos que ministra no Brasil e também na França, dedica-se a receber os turistas brasileiros que querem conhecer a Borgonha, prestando consultoria por meio de sua empresa, a Relações Brasil Bourgogne (www.brasilbourgogne.fr). No Brasil, produz um vinho de garagem com sua marca – o Eléphant Rouge –, e seu mais novo empreendimento é a Cavisteria (www.cavisteria.com), uma loja de vinhos raros, aberta no centro de Beaune.

Ligia Maria Salomão Cara é brasileira, graduada em Direito e com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após noveanos de trabalho no Banco do Brasil, deixou o emprego para ajudar agerenciar a empresa do pai. Mais tarde, ao lado do marido, Jean Claude Cara, passou a gerir os negócios do casal, enquanto abriam seu próprio restaurante. Além do trabalho no bistrô e na loja, encontrava tempo para auxiliar o marido nos primeiros cursos sobre vinhos. Um ano depois, partiu para uma nova aventura, dessa vez no Velho Continente, e acompanhou Jean Claude numa caminhada pelos vinhedos da Borgonha, para onde se mudaram e onde moram até hoje. De ouvinte atenta, tornou-se seu braço direito e colaboradora no projeto de aproximar o Brasil da Borgonha. Atualmente, também faz traduções do francês para o português, principalmente de textos relacionados a vinhos, gastronomia e turismo.

Abaixo o convite para o evento que acontecerá na Grand Cru Barra, localizada na Av das Américas, 7841 loja 103 (Sun Deck comercial American’s Park), Barra da Tijuca,  das 19 às 22h.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta