Conhecendo: Uma jornada da Uva ao Vinho – Parte 3

Olá! Já faz algum tempo que não posto. Muita correria no trabalho, com a família. Conforme consiga tempo, vou colocando coisas novas por aqui, até tudo se acertar! 🙂

Lá no post “Uma jornada da Uva ao Vinho II”, falamos sobre qualidade e sabor do vinho e hoje, nessa terceira parte, é a vez dos processos de vinificação.

Durante a vinificação é que ocorre a fermentação do mosto (suco açucarado extraído das uvas) transformando-o em vinho. Durante a fermentação, as leveduras se alimentam dos açúcares presentes no suco da uva produzindo álcool, dióxido de carbono e calor. Essa reação química é a responsável por transformar os sabores do suco da uva nos encontrados no vinho.

O suco da uva é extraído da sua polpa. A polpa de quase todas as uvas é branca e, para que possamos obter os vinhos tintos e roses, imergimos a casca no suco que está fermentando, pois na pele da uva é onde está a cor. Por isso podemos ter vinhos brancos de uvas tintas, mas não conseguimos ter vinhos tintos de uvas brancas.

A fim de facilitar o entendimento, seguem os esquemas simplificados. Os vinhos espumantes serão tratados em um outro momento.

Vinho Branco

 Vinho Rose

Vinho Tinto

Termos da Vinificação

Esmagamento – fase na qual as cascas são rompidas;

Remontagem/Pigeage – ação que se realiza nos vinhos tintos e roses pra extração de cor das cascas. Consiste em misturar de tempos em tempos as cascas que ficam boiando sobre o mosto para dar homogeneidade à mistura. Pode ser feito com bombas ou manualmente;

Maceração – contato entre a casca e o suco da uva fazendo com que este suco obtenha a coloração contida nas cascas;  

Prensagem – fase na qual as uvas são prensadas para extração do suco;

Fermentação – fase na qual as leveduras transformarão o açúcar em álcool e CO2;

Estágio – fase na qual ocorrerão reações químicas mais lentas que influenciarão na complexidade dos sabores;

Engarrafamento – fase na qual os vinhos são colocados nas garrafas para serem disponibilizados;

Vinho de prensa – vinho tinto extraído a partir da prensagem das cascas das uvas tintas;

Vinho Flor (vinho de gota) – vinho tinto vindo diretamente do processo de fermentação;

Agora que já conhecemos um pouco de como a uva é transformada em vinho, falaremos em outros posts a respeito das uvas utilizadas! Dúvidas, sugestões, críticas podem ser deixadas no comentário ou envidas pelo email! São sempre bem vindas! Saúde! 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta